Proporção de famílias clássicas com residência habitual em alojamentos familiares clássicos propriedade dos ocupantes

Fonte

Instituto Nacional de Estatística (cálculos próprios)

Conceitos

Alojamento familiar

Alojamento que, normalmente, se destina a alojar apenas uma família e não é totalmente utilizado para outros fins no momento de referência.

Alojamento familiar clássico

Alojamento familiar constituído por uma divisão ou conjunto de divisões e seus anexos num edifício de carácter permanente ou numa parte estruturalmente distinta do edifício, devendo ter uma entrada independente que dê acesso directo ou através de um jardim ou terreno a uma via ou a uma passagem comum no interior do edifício (escada, corredor ou galeria, entre outros).

Família clássica

Conjunto de pessoas que residem no mesmo alojamento e que têm relações de parentesco (de direito ou de facto) entre si, podendo ocupar a totalidade ou parte do alojamento. Considera-se também como família clássica qualquer pessoa independente que ocupe uma parte ou a totalidade de uma unidade de alojamento.

Período de referência

Período de tempo a que a informação se refere e que pode ser um dia específico ou um intervalo de tempo (mês, ano fiscal, ano civil, entre outros).

Titular do alojamento

Pessoa residente no alojamento na qualidade de proprietário, arrendatário, subarrendatário ou qualquer outra condição de ocupação do alojamento familiar.

Fórmula de cálculo

(Famílias clássicas com residência habitual em alojamentos familiares clássicos propriedade dos ocupantes / Famílias clássicas) * 100

Unidade

%

Percentagem

Data da última atualização

13/02/2014

Abreviaturas

Censos

Recenseamentos da População e Habitação