Densidade populacional

Fonte

Instituto Nacional de Estatística, Estimativas Anuais da População Residente (extraído de www.ine.pt)

Notas

A informação para 2021 foi calculada com base nos resultados de um exercício ad hoc de estimativas de população residente para 31 de dezembro de 2021, assente nos resultados provisórios dos Censos 2021; Para o período 2011-2020, os dados da população correspondem às Estimativas Provisórias de População Residente; Para o período 2001-2010, os dados da população correspondem às Estimativas Definitivas de População Residente. Assim, os dados das diferentes séries não são diretamente comparáveis entre si.

Conceitos

Densidade populacional

Intensidade do povoamento expressa pela relação entre o número de habitantes de uma área territorial determinada e a superfície desse território (habitualmente expressa em número de habitantes por quilómetro quadrado).

Período de referência

Período de tempo a que a informação se refere e que pode ser um dia específico ou um intervalo de tempo (mês, ano fiscal, ano civil, entre outros).

População residente

Conjunto de pessoas que, independentemente de estarem presentes ou ausentes num determinado alojamento no momento de observação, viveram no seu local de residência habitual por um período contínuo de, pelo menos, 12 meses anteriores ao momento de observação, ou que chegaram ao seu local de residência habitual durante o período correspondente aos 12 meses anteriores ao momento de observação, com a intenção de aí permanecer por um período mínimo de um ano.

Fórmula de cálculo

Total de indivíduos/ Área (quilómetro quadrado)

Unidade

N.º/ km²

Número por quilómetro quadrado

Data da última atualização

14/06/2022