Proporção da superfície dos sítios da Rede Natura 2000

Fonte

Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas; Instituto das Florestas e Conservação da Natureza da Madeira; Secretaria Regional da Energia, Ambiente e Turismo dos Açores (extraído de www.ine.pt)

Notas

Os valores foram calculados a partir da interseção das fontes cartográficas com a Carta Administrativa Oficial de Portugal, no Sistema de Referência PT-TM06/ETRS89 para o Continente, no Sistema PTRA08 - UTM zona 28N para a R. A. da Madeira e no Sistema ITRF93 - UTM zona 26N e zona 25N para as R. A. dos Açores.

No Continente os valores relativos aos Sítios (Rede Natura 2000) incluem os Sítios da Lista Nacional. Nas Regiões Autónomas os valores relativos aos Sítios (Rede Natura 2000) incluem Zonas Especiais de Conservação.

A informação refere-se a 31 de Dezembro de cada ano.

Conceitos

Período de referência

Período de tempo a que a informação se refere. Pode ser pontual (um dia específico) ou um intervalo de tempo (p.ex. mês, ano fiscal, ano de calendário).

Rede Natura 2000

Rede ecológica europeia de zonas especiais preservação, que tem por objetivo assegurar a biodiversidade, através da conservação e do restabelecimento dos habitats naturais e da flora e fauna selvagens num estado de conservação favorável, tendo em conta as exigências económicas, sociais e culturais, bem como as particularidades regionais e locais.

Sítio de importância comunitária (SIC)

Sítio que, na ou nas regiões biogeográficas a que pertence, contribui de forma significativa para manter ou restabelecer um tipo de habitat natural ou uma espécie, num estado de conservação favorável e para manter a diversidade biológica. Um sítio (classificado no âmbito da Directiva 92/43/CEE do Conselho) que, na ou nas regiões biogeográficas atlântica, mediterrânica ou macaronésica, contribua de forma significativa para manter ou restabelecer um tipo de habitat natural do anexo B-I ou de uma espécie do anexo B-II num estado de conservação favorável, e possa também contribuir de forma significativa para a coerência da Rede Natura 2000 ou para, de forma significativa, manter a diversidade biológica na ou nas referidas regiões biogeográficas.

Fórmula de cálculo

(Área dos sítios da Rede Natura 2000 / Área total da unidade territorial) x100

Definição

Relação percentual entre a área dos sítios e a área total da unidade territorial.

Unidade

%

Percentagem

Data da última atualização

17/11/2021