Resíduos urbanos recolhidos por habitante

Fonte

Instituto Nacional de Estatística (extraído de www.ine.pt)

Agência Portuguesa do Ambiente

Notas

Dados administrativos do Continente e Região Autónoma da Madeira disponibilizados pelo Sistema Integrado de Registo Eletrónico de Resíduos (SIRER), Mapa de Registo de Resíduos Urbanos (MRRU) da Agência Portuguesa do Ambiente (APA, I.P.). Dados administrativos da Região Autónoma dos Açores disponibilizados pelo Sistema Regional de Informação de Resíduos (SRIR) da Direção Regional de Ambiente dos Açores (DRA).

Devido a alterações aos formulários MRRU utilizados pela APA, desde 2015, na recolha de dados online sobre resíduos urbanos, verificou-se consequentes modificações no modelo de apuramento e por isso alerta-se para quebra de série no ano de 2015, não obstante o paralelismo e continuidade das variáveis correspondentes utilizadas no cálculo do indicador disponibilizado.

Conceitos

Gestão de resíduos sólidos urbanos

Operações de recolha, transporte, tratamento, valorização e eliminação dos resíduos, incluindo o auto controlo destas operações e a vigilância dos locais de descarga depois de encerrados. Relativamente aos sistemas de gestão de resíduos sólidos urbanos, podem ser especificadas as seguintes fases: recolha, recolha selectiva, transportes, valorização e eliminação.

Período de referência

Período de tempo a que a informação se refere e que pode ser um dia específico ou um intervalo de tempo (mês, ano fiscal, ano civil, entre outros).

População média

População calculada pela média aritmética dos efetivos em dois momentos de observação, habitualmente em dois finais de anos consecutivos.

Recolha de resíduos

Operação de apanha, triagem e/ou mistura de resíduos, com vista ao seu transporte.

Fórmula de cálculo

Resíduos urbanos recolhidos/ População média anual residente

Unidade

kg/ hab.

Quilogramas por habitante

Kton

mil toneladas

Data da última atualização

11/03/2024

20/03/2024