Proporção de agregados domésticos privados com residência habitual em alojamentos familiares propriedade dos ocupantes

Fonte

Instituto Nacional de Estatística (cálculos próprios)

Notas

Nos Censos 2011, 2001 e 1991, o conceito utilizado foi o de família clássica em vez de agregado doméstico privado.

Conceitos

Agregado doméstico privado

Conjunto de pessoas que residem no mesmo alojamento e que têm relações de parentesco (de direito ou de facto) entre si, podendo ocupar a totalidade ou parte do alojamento. Considera-se também como família clássica qualquer pessoa independente que ocupe uma parte ou a totalidade de uma unidade de alojamento.

Alojamento familiar

Alojamento que, normalmente, se destina a alojar apenas uma família e não é totalmente utilizado para outros fins no momento de referência.

Alojamento familiar de residência habitual

Alojamento familiar ocupado que constitui a residência habitual ou principal de pelo menos um agregado doméstico privado.

Período de referência

Período de tempo a que a informação se refere e que pode ser um dia específico ou um intervalo de tempo (mês, ano fiscal, ano civil, entre outros).

Titular do alojamento

Pessoa residente no alojamento na qualidade de proprietário, arrendatário, subarrendatário ou qualquer outra condição de ocupação do alojamento familiar.

Fórmula de cálculo

(Agregados domésticos privados com residência habitual em alojamentos familiares clássicos propriedade dos ocupantes / Agregados domésticos privados) * 100

Unidade

%

Percentagem

Data da última atualização

23/11/2022

Abreviaturas

Censos

Recenseamentos da População e Habitação