Ministério da Solidariedade, Emprego e Segurança Social - Gabinete de Estratégia e Planeamento - Carta Social - Rede de Serviços e Equipamentos Sociais e Instituto Nacional de Estatística (cálculos próprios a partir de www.cartasocial.pt e www.ine.pt)
Consideram-se como respostas sociais para idosos os centros de dia, os lares de idosos e o serviço de apoio domiciliário.
Os dados da Carta Social de 2010 foram extraídos do site em outubro de 2011.
Os dados da Carta Social de 2011 foram extraídos do site em agosto de 2012.
Os dados da Carta Social de 2012 foram extraídos do site em setembro de 2013.
Os dados da Carta Social de 2013 foram extraídos do site em fevereiro de 2015.
Os dados da Carta Social de 2014 foram extraídos do site em setembro de 2015.
Os dados da Carta Social de 2015 foram extraídos do site em agosto de 2016.
Os dados da Carta Social de 2016 foram extraídos do site em março de 2017.
Os dados da Carta Social de 2017 foram extraídos do site em julho de 2018.
Os dados da Carta Social de 2020 foram extraídos do site em dezembro de 2020.
Os dados da Carta Social de 2021 foram extraídos do site em março de 2022.
Os dados da Carta Social de 2022, correspondem aos dados 2022, constantes na síntese, no site.
Resposta social, desenvolvida em equipamento, que consiste na prestação de um conjunto de serviços que contribuem para a manutenção das pessoas idosas no seu meio sócio-familiar.
Resposta social, desenvolvida em equipamento, destinada ao alojamento coletivo, de utilização temporária ou permanente, para pessoas idosas ou outras em situação de maior risco de perda de independência e/ou de autonomia.
Período de tempo a que a informação se refere. Pode ser pontual (um dia específico) ou um intervalo de tempo (p.ex. mês, ano fiscal, ano de calendário).
Resposta social, desenvolvida a partir de um equipamento, que consiste na prestação de cuidados individualizados e personalizados no domicílio a indivíduos e famílias quando, por motivo de doença, deficiência ou outro impedimento, não possam assegurar temporária ou permanentemente, a satisfação das necessidades básicas e/ou as atividades da vida diária.
Conjunto de atividades desenvolvidas em serviços e/ou equipamentos sociais para apoio a pessoas e famílias, envolvendo a participação e colaboração de diferentes organismos da administração central, das autarquias locais, das Instituições Particulares de Solidariedade Social e de outras instituições públicas ou privadas sem fins lucrativos de reconhecido interesse público.
Capacidade das respostas sociais centros de dia, lares de idosos e serviço de apoio domiciliário / População alvo (população com 65 e mais anos de idade) x 100
Percentagem
18/10/2024