Instituto Nacional de Estatística (extraído de www.ine.pt)
Os dados do indicador, a partir de 2011, não são diretamente comparáveis com os da série anterior. As alterações que conduziram à versão 2 do ISDR resultam da adoção da nova geografia das sub-regiões NUTS III (NUTS-2013) e de ajustamentos na informação de base que sustenta a operacionalização do ISDR, inviabilizando a comparabilidade entre as duas séries.
A partir de 2021, os dados do indicador refletem as seguintes alterações: 1) O valor para a Região Centro, composta por 100 municípios e oito sub-regiões NUTS III, foi obtido através de cálculos próprios, dado que, na versão 3 do ISDR, o INE passou a apurar os resultados para a nova Nomenclatura das Unidades Territoriais para fins Estatísticos (NUTS 2024), em vigor desde 01/01/2024, em que a Região Centro é composta por 77 municípios e seis sub-regiões NUTS III; 2) Os valores apresentados para a Beira Baixa incluem os municípios da Sertã e de Vila de Rei, que estavam até 2020 considerados no Médio Tejo. Assim, para estas duas sub-regiões os valores do indicador não são diretamente comparáveis com os da série anterior.
Período de tempo a que a informação se refere e que pode ser um dia específico ou um intervalo de tempo (mês, ano fiscal, ano civil, entre outros).
O índice sintético de desenvolvimento regional (Índice global) é um indicador compósito (Portugal = 100) que pretende acompanhar as assimetrias regionais do processo de desenvolvimento regional, em resultado do efeito conjugado do desempenho nas vertentes competitividade, coesão e qualidade ambiental.
Portugal = 100
13/06/2025