Taxa bruta de nupcialidade

Fonte

Instituto Nacional de Estatística (extraído de www.ine.pt)

Notas

Em 2010 existe quebra de série. Com a Lei n.º 9/2010 de 31 de maio, passou a ser permitido o casamento civil entre pessoas do mesmo sexo, pelo que a partir de 2010 os valores incluem casamentos celebrados entre pessoas do mesmo sexo.

Por razões de saúde pública - pandemia da doença COVID-19 - no dia 18 de março de 2020 foi decretado o primeiro estado de emergência em Portugal, através do Decreto do Presidente da República n.º 14-A/2020, de 18 de março, regulamentado pelo Decreto n.º 2-A/2020. As medidas decorrentes de contenção da pandemia tiveram impactos na vida dos cidadãos, onde se inclui a mobilidade e o contato social. Os dados estatísticos relativos aos casamentos celebrados em 2020 devem ser lidos neste contexto.

2021 e 2022: Estimativas Provisórias de População Residente; Anos anteriores: Estimativas Definitivas de População Residente

Conceitos

Local de Registo

Local onde se situa a conservatória do registo civil, onde foi lavrado o assento de nascimento, de casamento ou de óbito. No caso do divórcio, será a conservatória do registo civil ou o tribunal judicial onde foi decretado.

Período de referência

Período de tempo a que a informação se refere e que pode ser um dia específico ou um intervalo de tempo (mês, ano fiscal, ano civil, entre outros).

População média

População calculada pela média aritmética dos efetivos em dois momentos de observação, habitualmente em dois finais de anos consecutivos.

Taxa bruta de nupcialidade

Número de casamentos observado durante um determinado período de tempo, normalmente um ano civil, referido à população média desse período (habitualmente expressa em número de casamentos por 1000 habitantes).

Fórmula de cálculo

Casamentos / População média x 1000

Unidade

Permilagem

Data da última atualização

15/06/2023