Freguesias segundo a tipologia de áreas urbanas: Áreas mediamente urbanas

Fonte

Instituto Nacional de Estatística (cálculos próprios)

Notas

A tipologia de áreas urbanas, para fins estatísticos, foi objeto de revisão em 2009. A 8.ª (2008) Deliberação da Secção Permanente de Coordenação Estatística publicada no Diário da República, 2ª série, n.º 188, de 28 de setembro de 2009, aprovou assim a referida tipologia bem como a sua aplicação a todas as freguesias do País, substituindo a anterior versão de 1998. A nova Tipologia de áreas urbanas (TIPAU 2009) consiste, à semelhança da versão de 1998, numa classificação tripartida das freguesias do território nacional em Áreas predominantemente urbanas (APU), Áreas mediamente urbanas (AMU) e Áreas predominantemente rurais (APR). A TIPAU 2009 está disponível em duas versões distintas: uma estática, reportada à geografia utilizada para difusão dos Censos de 2001 (versão V00522), e outra floating, que integra atualizações posteriores ocorridas no Código da Divisão Administrativa (versão V00017). Esta versão floating tem por data de referência inicial 31/12/2002 e classifica provisoriamente as alterações do Código da Divisão Administrativa que ocorram posteriormente à geografia de difusão dos Censos de 2001. As atualizações posteriores a 31/12/2002 só são consideradas à data de 31/12 de cada ano. No caso de extracções para datas ao longo do ano é considerada sempre a geografia de 31/12 do ano anterior.

Conceitos

Área mediamente urbana

Freguesia que contempla, pelo menos, um dos seguintes requisitos: 1) o maior valor da média entre o peso da população residente na população total da freguesia e o peso da área na área total da freguesia corresponde a Espaço Urbano, sendo que o peso da área de espaço de ocupação predominantemente rural ultrapassa 50% da área total da freguesia; 2) o maior valor da média entre o peso da população residente na população total da freguesia e o peso da área na área total da freguesia corresponde a espaço urbano em conjunto com espaço semi-urbano, sendo que o peso da área de espaço de ocupação predominantemente rural não ultrapassa 50% da área total da freguesia; 3) a freguesia integra a sede da Câmara Municipal e tem uma população residente igual ou inferior a 5.000 habitantes; 4) a freguesia integra total ou parcialmente um lugar com população residente igual ou superior a 2.000 habitantes e inferior a 5 000 habitantes, sendo que o peso da população do lugar no total da população residente na freguesia ou no total da população residente no lugar, é igual ou superior a 50%.

Área predominantemente rural

Freguesias não classificada como "Área Predominantemente Urbana" nem "Área Mediamente Urbana".

Área predominantemente urbana

Freguesia que contempla, pelo menos, um dos seguintes requisitos: 1) o maior valor da média entre o peso da população residente na população total da freguesia e o peso da área na área total da freguesia corresponde a espaço urbano, sendo que o peso da área em espaço de ocupação predominantemente rural não ultrapassa 50% da área total da freguesia; 2) a freguesia integra a sede da Câmara Municipal e tem uma população residente superior a 5.000 habitantes; 3) a freguesia integra total ou parcialmente um lugar com população residente igual ou superior a 5 000 habitantes, sendo que o peso da população do lugar no total da população residente na freguesia ou no total da população residente no lugar, é igual ou superior a 50%.

Freguesia

Circunscrição administrativa em que se subdivide o Concelho.

Período de referência

Período de tempo a que a informação se refere. Pode ser pontual (um dia específico) ou um intervalo de tempo (p.ex. mês, ano fiscal, ano de calendário).

Unidade

N.º

Número

Data da última atualização

31/12/2010

Abreviaturas

AMU

Área mediamente urbana

APR

Área predominantemente rural

APU

Área predominantemente urbana

Documentos

A aplicação da tipologia de áreas urbanas (TIPAU 2009) à região Centro no momento dos Censos 2001

http://datacentro.ccdrc.pt/Uploads\Docs/RC_TIPAU_Censos_2001.pdf

Nota metodológica sobre a tipologia de áreas urbanas (TIPAU 2009)

http://datacentro.ccdrc.pt/Uploads\Docs/RC_Nota_Metod_TIPAU.pdf