Proporção de prados e pastagens permanentes no total da SAU

Fonte

Instituto Nacional de Estatística (cálculos próprios)

Notas

No cálculo deste indicador foram consideradas as pastagens permanentes que se encontram sob coberto de culturas permanentes.

Conceitos

Exploração agrícola

Unidade técnico-económica que utiliza factores de produção comuns, tais como: mão-de-obra, máquinas, instalações, terrenos, entre outros, e que deve satisfazer obrigatoriamente as quatro condições seguintes: 1. produzir produtos agrícolas ou manter em boas condições agrícolas e ambientais as terras que já não são utilizadas para fins produtivos; 2. atingir ou ultrapassar uma certa dimensão (área, número de animais); 3. estar submetida a uma gestão única; 4. estar localizada num local bem determinado e identificável.

Pastagens permanentes

Plantas semeadas ou espontâneas, em geral herbáceas, destinadas a serem comidas pelo gado no local em que vegetam, mas que acessoriamente podem ser cortadas em determinados períodos do ano. Não estão incluídas numa rotação e ocupam o solo por um período superior a 5 anos.

Período de referência

Período de tempo a que a informação se refere. Pode ser pontual (um dia específico) ou um intervalo de tempo (p.ex. mês, ano fiscal, ano de calendário).

Superfície agrícola utilizada

Superfície da exploração que inclui: terras aráveis (limpa e sob-coberto de matas e florestas), horta familiar, culturas permanentes e pastagens permanentes.

Fórmula de cálculo

Total da superfície de prados e pastagens permanentes / Total da superfície agrícola utilizada x 100

Unidade

%

Percentagem

Data da última atualização

31/03/2021

Abreviaturas

SAU

Superfície Agrícola Utilizada

Documentos

A importância e as alterações recentes na agricultura da Região Centro

http://datacentro.ccdrc.pt/Uploads\Docs/RC_Agricultura_2009.pdf