Proporção da SAU nas explorações

Fonte

Instituto Nacional de Estatística (cálculos próprios)

Conceitos

Exploração agrícola

Unidade técnico-económica que utiliza factores de produção comuns, tais como: mão-de-obra, máquinas, instalações, terrenos, entre outros, e que deve satisfazer obrigatoriamente as quatro condições seguintes: 1. produzir produtos agrícolas ou manter em boas condições agrícolas e ambientais as terras que já não são utilizadas para fins produtivos; 2. atingir ou ultrapassar uma certa dimensão (área, número de animais); 3. estar submetida a uma gestão única; 4. estar localizada num local bem determinado e identificável.

Período de referência

Período de tempo a que a informação se refere. Pode ser pontual (um dia específico) ou um intervalo de tempo (p.ex. mês, ano fiscal, ano de calendário).

Superfície agrícola utilizada

Superfície da exploração que inclui: terras aráveis (limpa e sob-coberto de matas e florestas), horta familiar, culturas permanentes e pastagens permanentes.

Superfície total da exploração

Soma da superfície agrícola utilizada, da superfície das matas e florestas sem culturas sob-coberto, da superfície agrícola não utilizada e das outras superfícies da exploração.

Fórmula de cálculo

Superfície agrícola utilizada / Superfície total da exploração x 100

Unidade

%

Percentagem

Data da última atualização

31/03/2021

Abreviaturas

SAU

Superfície Agrícola Utilizada

Documentos

A importância e as alterações recentes na agricultura da Região Centro

http://datacentro.ccdrc.pt/Uploads\Docs/RC_Agricultura_2009.pdf